23 de agosto de 2017

porto editora

Queria olhar para esta notícia e ficar caladinha e quietinha no meu canto, juro, mas, realmente, não consigo.
É impossível.
A Porto Editora desiludiu tudo e todos (a mim também) quando, assim, do nada, lançou livros de exercícios diferentes para meninos e meninas, dos quatro aos seis anos.
Esta atitude, no mínimo, ridícula e sexista deixou-me estupefacta e não é para menos.
A divisão por géneros remonta a um passado negro e sem sentido da nossa história, quando ainda estamos a braços com uma luta para a igualdade de género, em que celebramos o Dia da Mulher e nos escandalizamos com a forma como somos tratadas nos países islâmicos ou como alguém como o Trump conseguiu levar a dele avante, e, de repente, tau!! a Porto Editora sai-se com esta!!!!?????
Estamos no século XXI?? - pergunto eu. - Estamos???? É que não parece!!!!!
Começa logo pela capa, em que a distinção das cores, azul para os meninos e rosa para as meninas, é, logo por si, despropositada e assim para o Freudiana.
Alguns dos exercícios propostos, embora bastante similares, são de muito mais fácil resolução no livro para raparigas, pondo em causa a sua capacidade cognitiva.
Mas mais!!
As atividades dos livros reproduzem uma série de estereótipos disparatados: os meninos brincam com carrinhos e jogam futebol e as meninas vão ao ballet e ajudam as mães em casa. Ou seja, as tarefas caseiras do lar surgem muito mais associadas ao género feminino do que ao masculino. Preparem-se que, daqui a vinte anos, temos novamente os homens alapados no sofá a ler o jornal e a ver o futebol, enquanto as mulheres ficam em casa o dia todo a trabalhar, a cuidar dos filhos e a cozinhar.
Esta atitude tacanha e altamente discriminatória é terrível e diminuidora, mas, pior, a Porto Editora rejeita as acusações e quem o diz é uma... preparem-se... mulher.
Repito bem alto.
Mulher.
Pois...
Os livros vão ser retirados do mercado, é certo, mas acredito que as vendas da Porto Editora venham por aí abaixo, pois só se formos parvos...


Sem comentários:

Enviar um comentário