19 de junho de 2017

judo é no tatami # 35

Já há muito que não falávamos de Judo por estas bandas; não por uma questão de desleixo ou pouca vontade, mas por falta de disponibilidade de horário para me dedicar mais à divulgação deste desporto que verdadeiramente admiro.
Ontem, realizou-se a 4ª etapa do Torneio Moliceiro 2017, destinada a atletas com idades compreendidas entre os quatro e os doze anos de idade. Este evento, com forte tradição no distrito de Aveiro, juntou seis clubes do distrito.
A Associação 4JUDO Project e a ADREP estiveram presentes com trinta e oito Judocas determinados a arrecadar medalhas e a fazer pegas atrás de pegas e projeções atrás de projeções.
Foi caricato, pois o torneio decorreu na Escola Secundária de Estarreja, escola onde lecionei pela primeira vez, há dezassete anos, e acabou por mexer um pouco no baú das minhas memórias. Vieram à tona lembranças que julgava esquecidas; pequenos fragmentos de nada, mas que me ajudaram a ser quem sou como ser humano e como profissional.
Primeiro, de manhãzinha, carregámos os tapetes, montámos a área, desembalámos os troféus e montámos o pódio e os roll-ups; foi uma estafa!
À tarde, revimos rostos conhecidos de que já tínhamos saudades, conhecemos pessoas novas e assistimos a combates fenomenais de atletas pequeninos em altura, mas grandes em valor.
Fiquei encarregue de tirar as fotografias do evento e, basicamente, andei a correr de um lado para o outro, à pressa, para que tudo ficasse meticulosamente registado.
Um momento marcante foi quando fizemos um minuto de silêncio por respeito às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.
E todos se calaram.
Os grandes e os pequenos.
E até os mais pequeninos de todos.
Foi um momento muito emotivo que arrepiou.
É por tudo isto, e sobretudo pelas pessoas incríveis que fazem desta modalidade uma grande família, que gosto tanto de Judo.
O minuto de silêncio registado nesta foto.

Sem comentários:

Enviar um comentário