24 de dezembro de 2016

feliz natal

O Natal sempre foi e continua a ser, para mim, uma quadra muito especial.
Na realidade, é toda a envolvência espetacular que antecede o dia 25 propriamente dito.
São os cânticos animados que ouvimos por toda a parte, a toda a hora; também as músicas de Natal da RFM e da Comercial que cantarolamos, euforicamente, no carro.
São as magníficas decorações das ruas, vibrantes, com as mil e uma luzes que piscam e fazem desenhos lindos: renas e sinos e Pais Natal.
É bom perdermo-nos nas compras de última hora e andarmos à pressa, tuc, tuc, tuc, a fazer os últimos embrulhos, na sala, e fazer crescer, com a tesoura em riste, os imensos laçarotes coloridos que depois penteamos, habilmente, com os dedos em concha.
Adoro montar a Árvore de Natal, em família, estender os ramos, um a um, desenrolar as luzes minúsculas, e largá-las em caracol à volta da árvore, juntamente com as tiras brilhantes, as bolas festivas e espampanantes, e a estrela no topo, no final de tudo.
Mas o melhor de tudo, ainda, é a família!, a família reunida, em peso, a conversar e a rir e a partilhar e a mastigar com vontade.
Ai, a família!
Os primos pequenos a brincar e eu a brincar a par com eles.
A sala enche-se com o vapor do bacalhau cozido, das batatas e da couve-flor.
Cheira a alho e a azeite.
De 5 em 5 minutos, lá arrepanhamos uma mão-cheia de nozes, pinhões e avelãs e levamos à boca.
Depois, damos umas dentadas valentes num ou noutro bilharaco, enquanto ouvimos os discos de vinil do avô a girar e a girar e a girar.
Este ano, em Aveiro, perto do Hotel Meliá, temos uma árvore de Natal gigante que é mágica. É mágica, de verdade, sabem? Não estou  a inventar. É mágica, pois Aveiro todinho vai até lá passear de manhã, à tarde e à noitinha.
E nós vamos lá também.
Se existe magia, neste mundo, é no Natal que vem ao de cima.
Feliz Natal a todos, com muita saúde, paz e amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário