22 de setembro de 2014

judo é no tatami # 17

Papás-galos e mamãs-galinhas, sempre-mas-sempre que recomeça o ano letivo, andamos todos numa fona para comprar o bendito material escolar (que é uma lista que nunca mais acaba) e os manuais (a preços exorbitantes), arrumar ou dar as roupas de verão, comprar roupa nova - pois não sei o que acontece aos putos, no verão, caramba! aquilo crescem como cogumelos! -, enfim, 1001 panereilices coisas que nos deixam a cabeça em água!! 
Uma das GRANDES decisões que temos entre mãos (falo por mim) é decidir as atividades em que queremos inscrever as nossas pestinhas de palmo e meio. Certo?
Como mãe de um Bernardo-lindo-fofucho, desde sempre que tive essa preocupação (entre outras... daí os cabelos brancos...). 
Escolhi, desde cedo, a natação para a espuma-do-meu-café, pois é um desporto completíssimo, que melhora a coordenação motora da criança, trabalha todos os músculos do corpo e mais algum e, para quem não sabe nem sonha, potencia a aprendizagem da matemática e da geometria descritiva, devido à localização no espaço dos nossos reguilas-nadadores-exímios (ou não...).
A outra atividade, não menos importante (the last, but not the least...), que aconselho vivamente a todos os papás e mamãs do Planeta é, claramente, o Judo!!!
Porquê o Judo?, perguntam vocês.
Boa pergunta!
- porque é a única arte marcial que se destaca enquanto desporto olímpico;
- porque é indicado pela UNESCO como a melhor atividade de formação para crianças e Jovens dos 4 aos 21 anos; 
- e porque o Comité Olímpico Internacional considera o Judo como um dos desportos mais completos, que promove valores como a honra, a amizade, a honestidade, o respeito e a entreajuda, essenciais para a formação do ser humano.
Mas, ACHTUNG!, meus amigos, ACHTUNG! 
Se pensam que o Judo se fica por aqui, estão redondamente enganados! 
Os benefícios desta modalidade são para lá de muitos: desde a concentração, o aumento da autoestima, da disciplina e da motivação, à capacidade de saberem perder e a determinação de se erguerem e quererem ganhar (estou mesmo inspirada! já repararam?)!
Claro que todas estas premissas vão aumentar o rendimento escolar e trazer vantagens-atrás-de-vantagens na esfera social e cultural dos nossos terrorzinhos! 
Com isto, quero dizer que, num futuro-próximo, o Judoca vai ter as ferramentas necessárias para se tornar um cidadão mais capacitado para enfrentar conflitos e ultrapassá-los autonomamente, ai se vai!!
Agora, papás e mamãs de Portugal, “vale a pena pensar nisto”, não acham?
atenção que o miúdo debaixo de água não é o mesmo do álbum dos Nirvana, ok? desenganem-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário